segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Civilização Etrusca

                             image_thumb[7]



A civilização etrusca era uma raça de origem desconhecida do norte da península Itálica que esteve diretamente ligada com a história de Roma e que seria, mais tarde, integrada nas fundações do Império Romano. Muitas das suas divindades listadas abaixo foram também adaptadas para a mitologia romana.
Durante a fase orientalizante (quando já denominamos esta cultura como Civilização Etrusca), caracterizada pelo contato com os colonos gregos e pelas contínuas permutas comerciais com estes, os Etruscos acabam por absorver da civilização grega grande parte dos elementos que se tornaram parte de sua própria cultura. Sendo assim, assimilam também elementos da mitologia grega, ou pelo menos, um novo modo de conceber a mitologia.
Só então as divindades da civilização etrusca – até aquele momento simples entidades, espíritos divinos de forma vaga e imprecisa – assumem o aspecto humano, isto é, se antropomorfizam. Nesse momento surge também um panteão etrusco muito semelhante ao grego, no qual podemos encontrar notáveis correspondências entre as divindades de ambos os povos. No entanto, elas são postas ao lado de divindades indígenas, nacionais, como a do deus Voltumna, que não tem nenhum correspondente entre os deuses do Olimpo.
Quando os Etruscos foram submetidos ao domínio de Roma, esta absorveu deles também a mitologia. Muitas divindades que citaremos em seguida, de fato, foram integradas à mitologia romana.
Dado que não existem fontes literárias etruscas, mas apenas dois pequenos e incompletos textos, e apenas um modesto número de inscrições, a língua etrusca não é completamente compreendida. Os trabalhos de autores Latinos sobre os sobreviventes religiosos etruscos teriam preenchido essa lacuna se, porventura, tivessem sobrevivido.

Qualquer discussão atual sobre a mitologia etrusca deve ser considerada na base da publicação Prenestina cistae: cerca de duas dúzias de fascículos do Corpus Speculorum Etruscorum que surgiram recentemente. Mais especificamente, a mitologia etrusca e o culto de figuras surgem referidos no Lexicon Iconographicum Mythologiae Classicae. As inscrições etruscas receberam, no entanto, maior destaque numa recente apresentação de Helmut Rix, Etruskische Texte.






Nenhum comentário:

Postar um comentário