domingo, 4 de março de 2012

Rosa Cruz Hermética e Alquímica


_Correntemente se chama a Rosa Cruz Hermética e Alquímica, e é um símbolo Rosa Cruz muito antigo e místico, nos quatro extremos da Cruz tem três símbolos alquímicos: Mercúrio, Enxofre e Sal. Nos extremos superiores e inferiores da Cruz o mercúrio está no centro, a sua esquerda está o enxofre e a sua direita está o sal.
__Também nos braços da cruz e um pouco para dentro tem quatro pentagramas, o circulo na parte superior do pentagrama representa o espírito, o primeiro triangulo a esquerda com o vertice para baixo e uma linha paralela na base, representa a terra, no outro triangulo com uma linha paralela na base, porém com o vértice para cima também a esquerda, representa o ar, o triangulo a direita do pentagrama,com o vertice para baixo, representa a água e o outro triangulo a direita com o vertice para cima representa o fogo, o pentagrama tem um significado místico muito profundo, é uma representação simbólica da própria rosa cruz, a parte inferior da rama descendente da cruz, esta dividido em quatro seçoes.
___Cada seção leva uma das cores de Malkut, do Kabbalístico Árvore da vida. Essas cores são amarelo limão, oliva, rosa e negro. Por cima dessas quatro seções da rama inferior se encontra uma estrela de seis pontas,(o hexagama), que tem seis planetas nos seus vértices, abaixo a lua a direita Vênus; Júpiter; Saturno; Marte e Mercúrio, e o Sol no centro.
O hexagrama foi considerado numa época como o mais poderoso de todos os símbolos, os planetas estão colocados na ordem de certos rituais Kabbaíisticos que eles representam.
___Os quatro raios longos que se estendem por detras da cruz simbolizam os raios da luz divina ou cosmica. Estes raios tem as letras I N R I, que de acordo com o frater Wittemans, são as iniciais de palavras latinas, A Natureza é renovada completamente pelo fogo. As letras dos raios menores representam as primeiras letras dos nomes resonantes usados pelos gregos e egipcios nas suas antigas escolas de místerios.
___As pétalas da grande rosa sobre a cruz, que somam 22, representam as 22 letras do alfabeto Kabbalístico Hebreu, as 12 letras exteriores, representam os signos do zodíaco, as 7 pétalas, ou letras mais adentro representam os 7 planetas e as 7 letras duplas do alfabeto kabbalístico, enquanto que as três pétalas interiores, ou três letras mães, representam o ar, o fogo, e a água. As quatro projeções por detras da pequena rosa cruz são as pontas da cruz de Malta. Esta também é muito rica no significado simbólico. Logo, como é natural, a rosa cruz com suas cinco pétalas em todo o centro da grande cruz. Esta grande e magnífica rosa cruz simboliza toda majestade, poder, beleza e proteção que oferece a Ordem Rosa-Cruz. A Rosa-Cruz é um importante símbolo oculto. Ela representa a Grande Obra do Adepto. Ela é chamada de "A Chave dos Sigilos e Rituais". A Rosa na Cruz tem 22 pétalas em três anéis, com um outro símbolo de urna Rosa-Cruz em seu centro. A Rosa-Cruz central tem uma Cruz Dourada feita de seis quadrados, com uma Rosa Vermelha de cinco pétalas em seu centro. As três pétalas centrais da Rosa de 22 pétalas correspondem aos elementos mágicos do fogo, água e ar, e estão escritas nelas as Letras Hebraicas que correspondem a estes elementos. A segunda carreira de pétalas corresponde aos Sete Planetas e nelas estão escritas as Letras Hebraicas que correspondem a eles. A carreira exterior de pétalas corresponde aos Doze Signos Zodiacais e nelas estão escritas as Letras Hebraicas que correspondem a eles. As pétalas tem a cor da Escala do Rei, que é atribuída aos vinte e dois Caminhos da Árvore Qabalística da Vida. A Rosa no centro da Cruz representa Tiphereth, a sexta Sephira na Árvore da Vida. que é o receptáculo das forças Sephiróticas da Arvore.
___Pode-se usar a Rosa para formar um Sigilo do mesmo modo que os Quadrados Mágicos. O método geral de procedimento é começar com a primeira letra do nome que se está usando, traçar um pequeno circulo, e, então, traçar uma linha unindo cada letra usada no nome. Quando se chegar à ultima letra, termine com uma linha perpendicular pequena. Embora seja melhor usar palavras em Hebraico para fazer os Pantáculos desta forma, pode-se também substituir uma palavra de outro idioma para o idioma Hebraico, letra a letra. Este método mágico pode ser utilizado para a criação de um Sigilo com uma única Palavra que represente a sua Vontade. Pode-se deixar as letras não utilizadas em branco e colocar a Rosa no Pantáculo, ou, simplesmente, copiar o Sigilo no Pantáculo. Se este for confeccionado em papel colorido, é importante traçar o seu Sigilo na cor complementar à do papel.

O melhor Pantáculo para construir e usar com o intuito de se realizar uma operação mágica específica relacionada com sua Verdadeira Vontade é um Pantáculo personalizado especial. Ele deve ser confeccionado com uma Palavra em seu centro representando a sua Verdadeira Vontade e com quaisquer símbolos com os quais você tenha uma afinidade pessoal e que representem a força com a qual o Pantáculo será energizado. Num Pantáculo deste tipo, pode-se escrever o seu próprio Nome Mágico (motto), se o objetivo do Pantáculo corresponder ao seu trabalho iniciático ou espiritual. Isto dará ao Pantáculo ainda mais poder para auxiliá-lo na realização de sua Verdadeira Vontade, uma vez que ele pode evocar respostas psicológicas definidas de dentro de você que serão energizadas pelo poder espiritual que sua própria iniciação lhe trouxe.
___A Rosa-Cruz é um importante símbolo oculto. Ela representa a Grande Obra do Adepto. Ela é chamada de "A Chave dos Sigilos e Rituais". A Rosa na Cruz tem 22 pétalas em três anéis, com um outro símbolo de urna Rosa-Cruz em seu centro. A Rosa-Cruz central tem uma Cruz Dourada feita de seis quadrados, com uma Rosa Vermelha de cinco pétalas em seu centro. As três pétalas centrais da Rosa de 22 pétalas correspondem aos elementos mágicos do fogo, água e ar, e estão escritas nelas as Letras Hebraicas que correspondem a estes elementos. A segunda carreira de pétalas corresponde aos Sete Planetas e nelas estão escritas as Letras Hebraicas que correspondem a eles. A carreira exterior de pétalas corresponde aos Doze Signos Zodiacais e nelas estão escritas as Letras Hebraicas que correspondem a eles. As pétalas tem a cor da Escala do Rei, que é atribuída aos vinte e dois Caminhos da Árvore Kabbalística da Vida. A Rosa no centro da Cruz representa Tiphereth, a sexta Sephira na Árvore da Vida. que é o receptáculo das forças Sephiróticas da Árvore.
___Pode-se usar a Rosa para formar um Sigilo do mesmo modo que os Quadrados Mágicos. O método geral de procedimento é começar com a primeira letra do nome que se está usando, traçar um pequeno círculo, e, então, traçar uma linha unindo cada letra usada no nome. Quando se chegar à ultima letra, termine com uma linha perpendicular pequena. Embora seja melhor usar palavras em Hebraico para fazer os Pantáculos desta forma, pode-se também substituir uma palavra de outro idioma para o idioma Hebraico, letra a letra. Este método mágico pode ser utilizado para a criação de um Sigilo com uma única Palavra que represente a sua Vontade. Pode-se deixar as letras não utilizadas em branco e colocar a Rosa no Pantáculo, ou, simplesmente, copiar o Sigilo no Pantáculo. Se este for confeccionado em papel colorido, é importante traçar o seu Sigilo na cor complementar à do papel.
Quando estiver energizando seu Pantáculo, é muito importante ter em mente que O GRANDE PODER DO PANTÁCULO ESTÁ NA IMAGINAÇÃO E VONTADE DO MAGO. Sem a aplicação prática destes dois poderes vitais da mente humana, não há qualquer possibilidade de sucesso nas operações científicas de Magia Pantacular. Todos os trabalhos de Magia. divinos ou humanos, dependem da aplicação prática destes dois poderes vitais.

2 comentários:

  1. Olá, eu gostaria de saber qual a origem desse símbolo, se é que se conhece. Eu gostaria de saber quem o desenhou, onde e quando ele apareceu. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite meu Amigo e Paz Profunda, demorei-te a responder e estou em busca de uma coisa concreta pra poder te explicar, mas, por cima, essa simbologia envolve a ideia do todo equilibrado entre todas as crenças.
      Seria interessante se pesquisasse sobre para preencher lacunas... PP.'.

      Att.
      Jonas R. Sanches

      Excluir