terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Quaresma



A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.
A Quaresma é o tempo de conversão, que a igreja católica, a igreja anglicana e algumas protestantes marcam para preparar os crentes para a grande festa da Páscoa.
Durante este período, os seus fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração.
A Quaresma dura 47 dias, embora para o calendário litúrgico os domingos não contem, perfazendo então 40 dias.
A duração da Quaresma está baseada no simbolismo do número quarenta, quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.
O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos.
Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.
É de costume jejuar por dois dias, na quarta feira de cinzas e na sexta feira santa, as pessoas entre 18 e 60 anos e que foram batizadas na igreja católica.

Tempo de Oração

A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja Católica, a Igreja Anglicana e algumas protestantes marcam para preparar os fiéis para a grande festa da Páscoa. Durante este período, os seus fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração. Ao longo deste período, sobretudo na liturgia do domingo, é feito um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que pretendem viver como filhos de Deus.
A Igreja Católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na Quarta-feira de Cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma consequência da penitência.

Um comentário:

  1. Ter vc comigo é maravilhoso!
    Obrigada pelo carinho e sua amizade .
    Fico tremendamente feliz em receber sua visita no meu blog.
    Todas as palavras deixadas me da uma força infinita
    e vontade de lutar sempre.
    Cada amigo (A) é uma preciosidade .
    Cada pessoa é diferente uma da outra
    cada amigo é uma bençao.
    Ser amigo não é coisa de um dia.
    São gestos, palavras,
    sentimentos que se solidificam no tempo
    e não se apagam jamais.
    Uma beijo carinhoso paz e luz.
    Evanir...
    Sua postagem esta excelente bem construtiva e
    educativa também.

    ResponderExcluir