quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Abramelin, O Mago




Abramelin, O Mago é um dos muitos nomes no Ocultismo, apesar de que na realidade muito pouco é de fato conhecido a respeito desse homem.
O que sabemos dele veio através de um manuscrito medieval, preservado na Bibliotèque de l’Arsenal, em Paris. Esse texto é uma cópia francesa, do século XVII e XVIII, do manuscrito original em hebraico.
O Livro da Magia Sagrada de Abramelin O Mago, como entregue por Abraham o Judeu, ao seu filho Lamech, em 1458, era um manuscrito que foi titulado assim e detalhava o sistema completo de Magia de um sábio egípcio, conhecido como Abramelin. Foi traduzido para inglês por MacGregor Mathers, da Golden Dawn.
O autor desse livro, Abraham de Wurzburg, era um Qabalista e degustador de práticas mágickas. De acordo com a tradição, o filho mais velho de Abraham recebeu a Qabalah Sagrada. Esperando que seu filho mais moço também fosse capaz de admirar, considerar e desfrutar das maravilhas do Senhor, Abraham deu esse livro para Lamech quando sentiu que tinha idade suficiente.
Em sua introdução, Abraham narra a seu filho a história de como ele foi surpreendido pelo grande Magista, em uma pequena cidade às margens do Rio Nilo. Seu interesse em várias práticas mágickas tinham levado-o à uma viagem ao mundo civilizado à procura de Magistas e Qabalistas, aprendendo o que podia com cada um deles.
Após descrever como veio a aprender a Magia Sagrada de Abramelin, Abraham começou a explicar detalhadamente toda a operação necessária, da escolha de um local apropriado até a invocação de vários espíritos e demônios para realizar a ordenação do magista. O livro cuidadosamente detalha as qualificações necessárias para tornar-se um Magista, proteções, ascenções, purificações, evocações, vestimentas e orações.
O alvo da importância superior da operação é a invocação ou conhecimento e conversa com o Santo Anjo Guardião ( SAG ). Essa foi a primeira vez que se usou esse termo, que hoje é extremamente comum na literatura moderna ocultista. O SAG, considerado por muitos Magistas modernos como o “Eu Superior” ou Augoeides, auxilia o Magista ao longo do restante da operação. O próximo passo do processo é invocar os habitantes do inferno e forçar suas fidelidades e submissão ao magista. Uma vez que este tem controlado a evocação dos espíritos bons e maus, submetendo esses espíritos à sua Vontade, e ultrapassando os espíritos rebeldes, pode começar a colocar os espíritos para trabalharem em seu favor.
A última parte do livro dá instruções específicas para clarividência, transformação de metais, descoberta de tesouros, evitar feitiços malígnos, cura de enfermidades, levitação, transporte, invisibilidade, criação de ilusões, leitura de mentes, e muitos poderes mágickos variados, tanto negros quanto brancos, que o Magista poderia utilizar.
A “Operação Abramelin”, como é muitas vezes chamada, na realidade consiste de duas operações separadas. A primeira, a obtenção de conhecimento e conversa com o SAG, é a perfeição e a purificação do Self. Abre a via de comunicação entre o Homem e o Divino. Na segunda operação, os demônios, que muitas vezes são considerados como o “Eu Inferior” do Magista ou traços negativos do caráter, são conquistados e colocados sob o comando deste pela força de sua Vontade e Magia.
Essa segunda operação recairia na categoria da Magia Medieval conhecida por Goetia.
Note que, enquanto os 2 processos são essencialmente duas fórmulas diferentes, somente tem sido citado por causa da análise da operação. O conhecimento e o diálogo com o SAG é um pré-requisito essencial para a invocação dos espíritos malígnos, a menos que o Magista deseje tornar-se um escravo daqueles demônios que, à priori, desejava comandar.
É difícil saber o quanto desse sistema veio diretamente de Abramelin, e o quanto foi embelezado e adicionado pelo extenso conhecimento em Qabalah de Abraham, ou pelo conhecimento dos copiadores franceses ( ou a falta ) dos processos mágickos descritos no livro. De qualquer forma, tais considerações são para os historiadores e não para os Magistas.
Apesar de um certo dogmatismo por parte do autor, um método extremamente viável para obter conhecimento e conversar com o SAG faz-se presente. Próprio a esse dogmatismo e a natureza supersticiosa de muitos grimórios medievais, muitos Magistas têm reeditado a operação de Abramelin, mantendo a mesma fórmula central e removendo os aspectos estranhos. A mais notável dessas reedições é o Liber Samekh, de Aleister Crowley.
Fonte: http://estorias.cultodavida.com/view/abramerlin-o-mago.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário