terça-feira, 14 de setembro de 2010

A NOITE NEGRA DA ALMA




A Noite Negra é uma fase na qual tudo entra em desarmonia, parece que afundamos num abismo sem fim. Perdemos o mais importante ou perdemos tudo ao mesmo tempo.
A Noite Negra da Alma é o momento em que perdemos até a fé em tudo e em todos. Pois os caminhos parecem se fechar e nos sentimos acuados. Tomados por medos e terrores imaginários ou reais.
Chamada de Noite por não se revelar completamente, por ser um momento em que não conseguimos enxergar as coisas de forma clara. Negra, pois nem mesmo a tênue claridade da “Lua” consegue existir. Seria da Alma, pois não atinge somente o ego, mas o mais profundo de nosso ser.

Adentramos nas trevas e conhecemos as masmorras umbralinas onde permanecemos acorrentados por um tempo.Tempo suficiente para acabar com nossas crenças e filosofias. Passamos a conhecer a parte de nós que se escondia por traz de nossas faces generosas. Como se deparássemos com nossos demônios internos em forma de grandes dragões. A Noite passa a ser iluminada pelo fogo de um inferno interior, onde o mal ganha espaço na revolta que cresce dentro de nós. Reagimos a tudo e a todos, passamos a não acreditar que um dia voltaremos a ver o Sol de nossas vidas.
Passamos a habitar os reinos inferiores da depressão, da falência, do desespero, da raiva passiva, que se instalam como emoções sem nome.
A Noite Negra é o mais duro teste de nossas vidas, é o fogo lançado pelos dragões de nossa existência.

Porém, não devemos esquecer de que não existe noite eterna, o Sol em seu ciclo, volta a aparecer. A noite antecede o dia, mas não o antecipa, então, não adianta tentar sair da noite antes de termos passado por ela no tempo certo.

Ao cairmos num poço, não adianta tentarmos subir antes de chegar ao seu fundo, as paredes não suportariam nosso peso, não temos para onde fugir e nem como alcançar o fundo antes do tempo certo da queda. Porém ao chegarmos lá, já completamente quedados, temos a possibilidade de subir de novo, seja através de uma corda deixada pelos que lá passaram, seja por um túnel ou pelos gritos de socorro. Assim é a Noite Negra da Alma, não encontramos a solução e nem as forças necessárias para sairmos dela, apenas o silêncio interior pode ajudar a concentrar as energias para o momento certo de sairmos dela.

Normalmente só há uma fase dessas na vida, pois só existe um pique de maior escuridão por toda noite e é, exatamente, o momento que antecede a aurora, quando começa a clarear o dia e o Sol está pronto para surgir.
Em analogia, é isso que acontece na Noite Negra da Alma. Temos vários momentos na vida que são escuros e sombrios, mas nenhum é como este, intenso e negro.

A fase seguinte ao da Noite Negra da Alma é o nascer da Luz Interior que torna tudo possível, desde as soluções até o surgimento de uma enorme força interior, que vem da própria Alma, agora já amadurecida para ressurgir das trevas egóicas e renascer em sua fase de Luz e Sabedoria.
Readquirimos a fé, que antes, estava sufocada pelo nosso desespero. Passamos a ouvir a Voz Interior, que antes, estava abafada pelo nosso grito de dor. Nossa espada de guerreiro, antes quedada, é levantada e empunhada de novo, pela força de nossa coragem, pois ao nascer da Luz, podemos olhar e reconhecer nosso inimigo interior e estamos prontos para destruir nossos “demônios” internos e perceber que eram frutos de nossos medos e de nossas ilusões.

Percebemos que nunca estivemos sós, apesar da sensação de passarmos pela noite em profunda solidão.

Esta experiência da Alma é individual, ninguém pode passá-la por nós. Nossos pais não podem evitá-la e nem podemos passa-la pelos nossos filhos ou por quem amamos. Seria como colocar sapatos em uma criança e jamais tirá-los, seus pés atrofiariam e esta criança jamais poderia caminhar sem ajuda.

O caminho da Alma é a nossa Lenda Pessoal, a evolução que viemos buscar neste plano, ninguém pode fazê-la por nós, mesmo que estejamos lado a lado com tantas outras Almas que trilham a mesma jornada. Pois a percepção da experiência é diferente para cada um, a mesma pedra em meio a esta estrada pode parecer pequena e simples para uns e muito grande e difícil para outros; uns iriam parar diante dela, outros a chutariam e outros a pegariam para conhecer melhor a sua natureza.

Portanto ao passar pela Noite Negra da Alma, tenha a certeza de que os ciclos da vida não param e a Roda de Sansara (Roda do Destino) tem seu movimento contínuo. Assim a fase da noite passa e o dia sempre surgirá em Luz.

A queda é inevitável, mas o levantar-se também.
Não há mal que se eternize e nem bem que perdure para sempre. Mas saiba também que a alavanca da Roda do Destino está em nossas mãos e ao girá-la reflita primeiro para onde ela pende.

Esse texto pertence a Ariane/Morgana

Poema de São João da Cruz " A Noite Negra da Alma"

Em uma noite escura,
Na escuridão, segura,
Pela secreta escada, disfarçada,
Oh, ditosa ventura!
Na escuridão, velada,
Já minha casa estando sossegada.


Em noite tão ditosa,
E num segredo em que ninguém me via,
Nem eu olhava coisa,
Sem outra luz nem guia
Além da que no coração me ardia.


Essa luz me guiava,
Com mais clareza que a do meio-dia,
Aonde me esperava
Quem eu bem conhecia,
Em sítio onde ninguém aparecia.


Oh, noite que me guiaste!
Oh, noite mais amável que a alvorada!
Oh, noite que juntaste
Amado com amada,
Amada já no Amado transformada!
Em meu peito florido
Que, inteiro para ele só guardava,
Quedou-se adormecido,
E eu, terna, o regalava,
E dos cedros o leque o refrescava.


Da ameia a brisa amena,
Quando eu os seus cabelos afagava,
Com sua mão serena
Em meu colo soprava,
E meus sentidos todos transportava.


Esquecida, quedei-me,
O rosto reclinado sobre o Amado;
Tudo cessou. Deixei-me,
Largando meu cuidado
Por entre as açucenas olvidado.


De amor em vivas ânsias inflamada,
Oh, ditosa ventura!
Saí sem ser notada,
Já minha casa estando sossegada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário